quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Engarrafamento do bem

Ontem, na volta do Plano Piloto para Taguatinga, às 18h, fiquei três minutos ou mais parado na Estrutural. Parado. Não no esquema primeira-segunda-primeira marcha. Eu estava parado. Alguns motoristas desceram dos carros, conversaram entre si; outros desligaram os veículos e puxaram o freio de mão.

Até agora não sei o motivo da interrupção, mas quando ela passou, o trânsito fluiu bem até eu chegar em casa. Demorei o mesmo tempo dos outros dias, mas não me cansei, não me estressei. Assim poderiam ser todos os engarrafamentos: em vez de andar aos poucos, ficar parado para depois andar regular.

Isso me lembra uma idéia que gostaria de colocar aqui há muito, mas nunca tive oportunidade. Nos horários de pico, Brasília poderia fazer um rodízio. Exemplo: os funcionários do Setor Bancário saem às 17h; os da Esplanada às 18h; os da Praça do Buriti às 19h. Se saírem todos de uma vez, haverá o caos. Se saírem em doses homeopáticas, chegaram a casa em menos tempo e com menos desgaste.

Um comentário:

Amanda disse...

gui, apoiado!
eu tbem tenho essa ideia, mas acho q as pessoas são adeptas da desorganização e do caos!